terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Martinho

No calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, falecido dois ou três dias antes em Candes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França.
.
Hoje em dia, não sendo o uso do missal tão frequente, nem todos os crentes católicos se lembrarão de ver, nos dias festivos do ano, o que se diz relativamente ao dia 11 de Novembro e ao seu Santo: «São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente (...) A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João.» (in Missal de Dom Gaspar Lefebvre )

Com efeito, S. Martinho foi, durante toda a Idade Média e até uma época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado desde o séc. V por uma Basílica (sucessivamente destruída e reconstruída) em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. E ainda hoje o seu espírito de partilha é fonte de inspiração.
.
São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hoteis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados... dos cavalos, dos gansos, e orago de uma série infindável de localidades de Beli Benastir, na Croácia, a Buenos Aires, na Argentina (fonte Catholic Community Forum) passando, evidentemente, por numerosíssimas sítios de Norte a Sul de Portugal.

O facto de o seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.

Assim, em Portugal, o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas dos locais de culto, e o seu espírito de solidariedade lembrado, quanto mais não seja, através do relato do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre; mas de resto, e por todo o lado, as pessoas andam ocupadas nas actividades mencionadas nos provérbios sobre este dia: assam-se castanhas, prova-se o vinho...

Hoje é o dia de aniversário do Martim. Faz um ano que se juntou à nossa família trazendo ainda mais alegria. É incrível como tem uma personalidade e fisionomia diferentes do irmão, mas uma coisa têm em comum: são uns autênticos diabinhos! Têm os seus dias é claro, como um adulto também tem os seus. O nome nada tem que ver com a data de nascimento, já estava escolhido. Nasceram em dias especiais. O Gonçalo a uma sexta-feira santa (podia ter sido no domingo de Páscoa) e o Martim no dia do Santo associado à castanha e à "vinhaça".

As crianças enchem uma casa. Dá gosto vê-los brincar, alheios a qualquer preocupação sem terem a percepção do que se passa à sua volta. Se bem que esta nova geração já traz uma bagagem digna de registo!. De onde veio essa informação toda?
Mas nem tudo são rosas! Os putos dão trabalho! E como dão!!! Confesso que se tivesse de os aturar sozinho seria difícil. Graças as Deus tenho a Lena a meu lado. A minha mulher é um espectáculo! Não digo isto por estar aqui a escrever. É a mais pura das verdades!!!! Ela é um espectáculo. Quer seja nas lides da casa quer seja a tratar dos filhos é incansável. E ainda tem tempo para mim!
Quando o Gonçalo nasceu todas as atenções viraram-se para ele, os nosso hábitos alteraram-se, agora com o nascimento do Martim voltámos ao principio. Tivemos de dividir as atenções, houve um período de adaptação até que criámos rotinas. Agora parecemos uma autêntica fábrica de produção em série.
Hoje sou um pai babado. Sempre fui, e também já sou um tio babado! Agora já posso dizer que sei o que os pais passam para educar os filhos, passam a ser as suas prioridades. Aumentam as preocupações mas também aumenta a alegria.
Sinto-me realizado, tenho uma mulher sensacional e dois filhos maravilhosos. Bem hajam....

3 comentários:

Mª João C.Martins disse...

Parabens ao Martim, que ontem fez um aninho, e ao pai "babado" que tem todas as razões do mundo para se sentir assim.

Gabriela disse...

Parabéns ao Martim e parabens a ti também primo não só pela beleza do teu olhar como pai como também por tudo o que tens escrito para todos nós. As tuas memórias ajudam-me a relembrar as minhas e são quase todas boas as memórias da minha infância

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.