quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Regresso à infância - O Casal

Há cerca de um mês atrás, porventura do meu novo hobbie que agora está na moda - O geocaching, fui com o meu pai até ao casal. Muitos de vocês não devem conhecer ou nunca ouviram falar nele. Foi ali que o avô João e avó Deolinda criaram os tios (não sei se nasceram todos lá), vinte no total!!!! Infelizmente apenas conheci doze e também não cheguei a conhecer o avô (segundo me constou morreu de insolação depois de andar a apanhar feijão verde ao sol sem qualquer protecção), com muita pena minha diga-se de verdade porque: Caramba! Vinte filhos é obra! Ainda não consegui perceber se houve gémeos mas mesmo assim.....
Voltando ao casal. Foi um misto de emoções lá voltar. Primeiro porque já não passava por lá há muito tempo quando acabo de constatar: "O pinhal? O que foi feito do pinhal?" - Ardeu no grande fogo da tapada de 2003 cujas fagulhas atingiram tornando-o numa autêntica bomba flamejante. Agora é um eucaliptal em virtude do capitalismo, sendo agora uma máquina de fazer dinheiro.
Senti-me perdido. Eu que conseguia ir de bicicleta ou a pé desde a casa do saudoso tio Zé até ao carvalheiro da bica agora não conhecia o caminho. Reconhecia-o pelas árvores. E que dizer do bendito Carvalho? desapareceu... Sendo agora a vista para a antiga horta um mero monte de silvas.
Segundo foi ver o meu pai recordar capítulos da sua infância com um ar nostálgico. Recordava o local do meloal, a fonte, o pomar, a horta, o poço construído pelo tio Zé, as brincadeiras e as partidas pregadas. Olhou para a casa, cujo interior já está um pouco degradado. Entrou pelo buraco da porta da cozinha e verificou que a salgadeira ainda lá está.

Fiquei a saber que o avô pagava uma renda de 5 contos, mais 5 alqueires de milho e 5 de trigo. Os rendimentos provinham da venda do mato para a cama dos animais, muito procurada naquela altura, rendas de terras que o avô sub-arrendou e venda de alguns animais.

Fui lá com o sentido de tirar umas coordenadas geográficas para colocar lá uma "cache" (expressão utilizada no âmbito do Geocaching - este assunto fica para outra altura) por ser um local engraçado em pleno contacto com a natureza.
Acabámos por almoçar na Murgeira, revi ,tal como o meu pai, algumas caras conhecidas e ficámos um pouco à conversa. Depois, o retorno a casa.

1 comentário:

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.